FOME DE SUCESSO: UMA ANÁLISE DA LIDERANÇA ANTIÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Alan Carvalho de Oliveira, Bruna Barbosa de Santana, Eduardo Reis Santos, Cleide Mara Barbosa da Cruz, Augusto Cesar Santiago Teixeira

Resumo


O presente estudo visa abordar acontecimentos antiéticos no ambiente de trabalho que se passam no filme “Fome de Sucesso”, por meio da liderança autocrática e antiética e as causas que impactam negativamente os colaboradores. O filme narra a história de uma jovem que administra o restaurante da família em um modesto bairro, em que ela carrega consigo o sonho de se tornar uma cozinheira de sucesso e vê uma oportunidade para que isso se torne realidade ao ser indicada para uma vaga de jovem aprendiz em uma equipe de elite da culinária tailandesa liderada por um chef renomado. Algumas situações apresentadas fazem uma correlação a ética no espaço corporativo, bem como a ética empresarial. Esta temática é de suma importância visto que trata da ética no ambiente corporativo, onde os gestores precisam saber exercer suas funções para que sua equipe também exerça com excelência seus respectivos papéis. Pode-se perceber que a liderança existente nessa empresa é totalmente autocrática, e que o chef usa seu papel de líder para denegrir e humilhar sua equipe, visto que deste modo não permite que a equipe tenha um bom desenvolvimento profissional. A metodologia deste estudo é exploratória de caráter qualitativo, bem como utilizou-se da observação para melhor entender os fatos, foi realizada uma análise para a obtenção de resultados, e para melhorar o entendimento utilizou-se um embasamento teórico para melhor esclarecer alguns pontos relevantes.


Palavras-chave


Ética; Liderança; Empresas, clima organizacional

Texto completo:

PDF

Referências


CHIAVENATO, I. Gerenciando com as Pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

GONÇALVES. E. L. C. Ética e desempenho organizacional uma investigação sobre as empresas do Algarve. 2022. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Gestão Empresarial. Universidade do Algarve, 2022.

LIMA, J. A Ética na Empresa: Qual o papel da ética na empresa. 2014. Dissertação de Mestrado, Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, 2014.

MAXWELL, C. J. Ética é o melhor negócio. São Paulo: Mundo Cristão, 2006.

MAXWELL, C. J. O livro de ouro da liderança. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2008.

RODOVALHO, R. O líder que faz a diferença. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2009

VERGARA, S. Gestão de Pessoas. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

WEIDLICH, P. Atitudes antiéticas acabam prejudicando as empresas. Tribuna. Paraná. 28 out, 2014. Disponível em: https://www.tribunapr.com.br/arquivo/mulher/atitudes-antieticas-acabam-prejudicando-as-empresas/. Acesso em: 03 jun. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.