A NEGOCIAÇÃO: IMPORTÂNCIA DA CONDUTA ÉTICA, VALORES PESSOAIS E EMPRESARIAIS

Agnaldo Francisco Nunes Filho, José Nolasco de Oliveira Neto, Pedro Barbosa de Andrade Neto, Cleide Mara Barbosa da Cruz, Augusto Cesar Santiago Teixeira

Resumo


Este estudo tem como finalidade principal analisar a conduta ética e os valores do indivíduo em relação as negociações de uma empresa, além de fazer uma breve análise e correlação com as cenas do filme “A Negociação”, a fim de identificar a importância de uma postura ética que respeite os valores de cada pessoa e da empresa, sem prejudicar terceiros. A temática é relevante pois gera muitas discussões, visto que trata não apenas da ética e dos valores no ambiente corporativo, mas como deve acontecer a relação entre os colaboradores de uma empresa e suas possíveis negociações. A obra cinematográfica esclarece sobre a postura de um empresário milionário que seu único objetivo é alcançar sempre o sucesso, sem se importar com quem quer seja, no entanto ao se deparar com alguns problemas ele toma decisões errôneas e acaba por esconder sua responsabilidade no âmbito pessoal e empresarial. A metodologia deste estudo foi baseada numa pesquisa exploratória qualitativa, com revisão bibliográfica as quais incluem trabalhos científicos já existentes relacionados ao tema, além de uma análise partindo da observação da obra cinematográfica, sendo indireta e não participativa, onde destaca algumas ações para melhor esclarecer as atitudes do protagonista do ponto de vista ético.


Palavras-chave


Valores; Ética; Comportamento; Empresas.

Texto completo:

PDF

Referências


CHANLAT, J. F. A caminho de uma nova ética das relações nas organizações. Revista de Administração de Empresas, São Paulo: FGVEAESP, v. 32, n. 3, p. 68-73, jul./ago. 1992.

COÊLHO, T. F.; MUSTAFÉ, I. S. M. Diversidade ou manutenção de estruturas de poder? Reflexões sobre a comunicação organizacional do MMFDH. Organicom, v. 19, n. 38, p. 106–122, 27 jun. 2022.

ENRIQUEZ, E. Os desafios éticos nas organizações modernas. Revista de Administração de Empresas, São Paulo: FGV-EAESP, v. 37, n. 2, p. 6-17, abr./jun. 1997.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

HOMER, P e KAHLE, Lynn R. A Structural Equetion Test of the Value-Attitude-Behavior Hierarchy. Journal of Personality and Social Psychology, 1988, v. 54, n. 4, p. 638-634.

LISBOA, Lázaro Plácido – Ética Geral e Profissional em Contabilidade – São Paulo - Editora Atlas S.A – 2009;

MOSCOVICI, Fela. Equipes Dão Certo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.

Schwartz, S. Valores Humanos básicos: seu contexto e estrutura intercultural. In: Tamayo, A.; Porto, J. (Orgs.). Valores e Comportamento nas Organizações. Petrópolis: Vozes, 2005. (a)

______. Validade e aplicabilidade da Teoria de Valores. In: Tamayo, Á.; Porto, J. (Orgs.). Valores e Comportamento nas Organizações. Petrópolis: Vozes, 2005. (b)

VELÁSQUEZ, Manuel G. Business ethics: concepts and cases. 4. ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.