CONSIDERAÇÕES ACERCA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA EFICIENTE: O PAPEL DO PSICÓLOGO NESSE CONTEXTO

Mayara Rossi, Lilian Regina Simões, Estêveno de Freitas Rodrigues

Resumo


Com o processo de democratização escolar aprofunda-se o debate em torno da gestão democrática e participativa. As instituições de ensino deixam o estilo tradicional de administrar, para adotar um novo modelo de administração totalmente voltado e integrado à esfera pedagógica. Assim o gestor escolar da atualidade deve priorizar a função social da escola enquanto socializadora do conhecimento científico; embasada no compromisso político e de competência teórica aliada a prática. A garantia de estudos permanentes e a oportunidade de participação coletiva na tomada de decisões quer seja no planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das questões administrativas e pedagógicas garantem a transparência do processo e com a participação efetiva nas atividades desenvolvidas a gestão vivenciará um permanente processo de reflexão, discussão e decisão sobre os problemas existentes. Na ótica atual de Gestão surge o modelo de administração escolar em que os gestores dividem as atividades com a equipe pedagógica e funcionários preparados para a função, mesmo que não atuem diretamente n escola como é o caso do psicólogo, geralmente professores de carreira, e que conhecem a fundo a realidade da instituição. Essa é uma nova forma de administrar e algo impensável até bem pouco tempo atrás. Neste enfoque é que o assunto ganha destaque e a gestão participativa torna-se uma das grandes metas da democratização do ensino no Brasil.


Palavras-chave


Gestão democrática; Gestão participativa; Ensino superior; Educação

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