A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA PARA O APRENDIZADO DA CRIANÇA

Mayara Rossi, Estêveno de Freitas Rodrigues, Lilian Regina Simões, Sônia Aparecida Araújo Verdelho

Resumo


O presente artigo foi baseado em uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, com o uso de questionário aberto e entrevista como instrumentos metodológicos, fundamentada por diversos autores renomados: Ariès (1981), Canivez (1991), Capeletti (2005), Dias (1997), Di Giorgi (1980), Freire (2007), Kaloustian (1998), Lèrios (2006), Maturana (2000), Pereira (2008), Reis (2002), Silva (2013), Tosta (2013) e Zagury (2002). A pesquisa foi realizada com os educadores e gestores de escolas municipais e estaduais da cidade de Vilhena-RO, tendo como objetivo compreender a importância da relação família e escola no processo de aprendizagem da criança, sendo essa a principal questão respondida no trabalho. Os resultados mostraram que há certa falta de comprometimento e envolvimento por parte da família no processo educativo dos filhos, e que a atual relação entre família e escola é preocupante; uma vez que, um número considerável de famílias não participa do processo escolar. A responsabilidade de educar em muitos casos é deixada sobre a escola, sem ainda destacar, a desestrutura familiar e os diferentes contextos familiares existentes. Causando enfim, problemas que afetam o aprendizado e o desenvolvimento da criança, assim como, o andamento escolar.


Palavras-chave


Relação; Família; Escola; Aprendizado; Desenvolvimento

Texto completo:

PDF

Referências


ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1981.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Brasília: Senado Federal, 1996.

BRASIL. Referencial Curricular Para a Educação Infantil. v. 1, Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAPELETTI, Magali; JACKS, Rose Maris; KELLE, Silvia Nunes. Família e aprendizagem: reflexões sobre a influência da família no processo de aprendizagem das crianças. In: VARELLA, Noeli Klein; SILVA, Janira Aparecida da. (Orgs.). Desafiando estruturas e criando caminhos na aprendizagem. São Leopoldo: Oikos, 2005, p. 198-209.

CANIVEZ, Patrice. Educar o cidadão? Campinas: Papirus, 1991.

DIAS, Maria Luiza. Vivendo em família: relações de afeto e conflito. 9. ed. São Paulo: Moderna, 1997. 69p

DI GIORGI, Piero. A criança e as suas instituições. Lisboa: Horizonte, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 36ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2007. Coleção Leitura.

KALOUSTIAN, Sílvio Manoug (Org). Família Brasileira: a base de tudo. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 1998.

LEI 8069/90 | LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990, disponível em: HTTP://WWW.JUSBRASIL.COM.BR/TOPICOS/10618084/ARTIGO-18-DA-LEI-N-8069-DE-13-DE-JULHO-DE-1990

LÉRIAS, Paulo Fernando. Professor: Herói sem medalha. Porto Velho: PrimmorForms Gráfica e editora, 2006.

Maturana, H. M. R. (2006). Desde labiología a lapsicología. (4a ed.). Santiago de Chile: Editorial Universitaria S.A.

Pereira, M. (2008). A relação entre pais e professores: uma construção de proximidade para uma escola de sucesso. Universidade de Málaga.

REIS, Risolene Pereira. In: Mundo Jovem. São Paulo. Fev. 2002.

SILVA, A. M. L. L. História da Educação. Curitiba: Editora Fael, 2013.

TOSTA, M. C. Síndrome de alienação parental: a criança, a família e a lei. [2013]. Disponível em: < http://www3.pucrs.br/pucrs/files/uni/poa/direito/graduacao/tcc/tcc2/trabalhos2013_1/marlina_tosta.pdf >. Acesso em 20 de março de 2014.

ZAGURY, Tânia. Escola sem conflito: parceria com os pais. Rio de janeiro: Record, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.