ANÁLISE DE ALGUMAS PUBLICAÇÕES DE FÍSICA MODERNA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Daniele Socorro Ribeiro da Silva, Rafael Pires Pinheiro

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar algumas produções que abordam a Física Moderna (FM) no contexto da educação básica e apresentar aspectos iniciais de uma pesquisa bibliográfica, utilizando publicações de artigos e/ou dissertações de diferentes anos, a fim de mostrar o quanto esse tema é debatido. Para o desenvolvimento desse trabalho, escolheu-se a pesquisa qualitativa e para a análise dos textos, a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes (2003). Percebeu-se que grande parte dos artigos analisados, julgam essencial a formação dos professores, seja por meio de cursos de capacitação, graduação ou pós-graduação. Outra necessidade é a reformulação no currículo escolar, pois é essencial que os temas de Física Moderna estejam inseridos de maneira a facilitar o aprendizado dos alunos da educação básica utilizando exemplos do cotidiano.


Palavras-chave


Análise. Produções. Física Moderna. Educação Básica.

Texto completo:

PDF

Referências


BUSATTO, Cassiano Zolet; SILVA, Júpiter Cirilo da Roza; JUNIOR, Necleto Pansera; PÉREZ, Carlos Ariel Samudio. O ensino de física moderna e contemporânea na educação básica: conteúdos trabalhados pelos docentes. Revista CIATEC – UPF, vol.10. 2018

CARUSO, Francisco; FREITAS, Nilton de. Física Moderna no Ensino Médio: O espaço tempo de Einstein em Tirinhas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26. 2009

COSTA, André Gustavo Cruz da. Dissertação. Como ensinar a Física Moderna no ensino médio: Discussões e sugestões. Universidade federal de Uberlândia. Uberlândia. 2004.

GARCIA, Luiz Claudio; COSTA, Márcia da. A inserção de física moderna no ensino médio por meios de práticas experimentais e aplicações na astronomia. CADERNOS, P. D. E. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. 2014.

MONTEIRO, Maria Amélia; NARDI, Roberto; FILHO, Jenner Barreto Bastos. Dificuldades dos professores em introduzir a Física moderna no ensino médio: a necessidade de superação da racionalidade técnica nos processos formativos. Ensino de ciências e matemática I: temas sobre a formação de professores. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

MORAES, R. Uma Tempestade De Luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p.191 - 211, 2003.

OLIVEIRA, Fábio Ferreira de; VIANNA, Deise Miranda; GERBASSI, Reuber Scofano. Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, 2007

OLIVEIRA, Robson Lima. Física Moderna e Contemporânea: Propostas de trabalho aplicadas no ensino médio CADERNOS, P. D. E. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. 2014.

OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “física moderna e contemporânea no ensino médio”. Investigações em Ensino de Ciências – v. 5, 2000.

PEREIRA, Alexsandro P.; OSTERMANN, Fernanda. Sobre o ensino de Física Moderna e Contemporânea: uma revisão da produção acadêmica recente. Investigações em Ensino de Ciências – V14. 2009.

SILVA, Plinio Giorgio Arruda da Silva. Dissertação. Física moderna para o ensino médio: relato de uma experiência. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Garanhuns. 2015.

VALADARES, Eduardo de Campos; MOREIRA, Alysson Magalhães. Ensinando Física Moderna no ensino médio: efeito fotoelétrico, laser e emissão de Corpo Negro. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 15. 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.