A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AS MARCAS DOCENTES POSITIVAS E NEGATIVAS

Hugo Norberto Krug

Resumo


O estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), de uma rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre suas marcas docentes positivas e negativas, diante da indisciplina dos alunos em suas aulas. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento foi uma entrevista realizada com vinte professores, tendo às informações coletadas interpretadas pela análise de conteúdo. Concluímos que a indisciplina dos alunos nas aulas de EF na EB, nas percepções dos professores da área estudados, foi geradora de marcas docentes tanto positivas quanto negativas, sendo que as negativas são em maior quantidade.

 

 


Palavras-chave


Educação Física; Indisciplina; Marcas Docentes.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Claudio Bispo de; OPPA, Deraldo Ferreira; MORETTI-PIRES, R. O. Entrevista. In: SANTOS, Saray Giovana dos; MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa qualitativa aplicada à Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2012. p. 143-148.

AQUINO, Julio Groppa. Apresentação. In: AQUINO, Julio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. p. 7-8.

BERRIA, Juliane; CONFORTIN, Susana Cararo; SANT’ANA, Jader; MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio. Seleção dos informantes. In: SANTOS, Saray Giovana dos; MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa qualitativa aplicada à Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2012. p. 157-168.

FREDERICO, T. R. A prática disciplinar no Ensino Fundamental e o estatuto da criança e do adolescente, 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.

JESUS, Saúl Neves de. Como prevenir e resolver o stress dos professores e a indisciplina dos alunos? Lisboa: ASA, 1999.

KRUG, Hugo Norberto. A agressividade na Educação Física Escolar. In: KRUG, Hugo Norberto (Org.). Cadernos de Ensino, Pesquisa e Extensão do CE/UFSM – Educação Física Escolar: Temas Polêmicos, Santa Maria. Santa Maria: CE/UFSM, 2002.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso. A indisciplina dos alunos da Educação Básica nas aulas de Educação Física de professores iniciantes na carreira docente. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-14, nov. 2019. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-indisciplina-dos-alunos-da-educacao-basica-nas-aulas-de-educacao-fisica-de-professores-iniciantes-na-car... . Acesso em: 9 dez. 2020.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; TELLES, Cassiano. Pensando a docência em Educação Física: percepções dos professores da Educação Básica. Revista Di@logus, Cruz Alta, v. 6, n. 2, p. 23-43, mai./ago. 2017.

KRUG, Hugo Norberto; TELLES, Cassiano; KRUG, Rodrigo de Rosso; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da. As marcas docentes na formação inicial em Educação Física. Revista Querubim, Niterói, a. 11, n. 26, v. 01, p. 101-107, 2015.

KRUG, Hugo Norberto; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da; TELLES, Cassiano; KRUG, Rodrigo de Rosso; FLORES, Patric Paludett; KRUG, Marilia de Rosso. O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física e suas marcas docentes positivas e negativas. Revista Querubim, Niterói, a. 12, n. 28, v. 02, p. 51-57, 2016.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Marilia de Rosso; TELLES, Cassiano; FLORES, Patric Paludett. As marcas docentes no início da carreira de professores de Educação Física na Educação Básica. Revista Triângulo, Uberaba, v. 10, n. 1, p. 56-72, jan./jun. 2017.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Moane Marchesan; TELLES, Cassiano. As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de Educação Física na Educação Básica. Horizontes - Revista de Educação, Dourados, v. 7, n. 13, p. 223-246, jan./jun. 2019.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Moane Marchesan. Marcas docentes de professores de Educação Física da Educação Básica em diferentes fases da carreira. Revista Querubim, Niterói, a. 16, n. 42, v. 4, p. 25-35, out. 2020.

KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Hugo Norberto. Indisciplina dos alunos nas aulas de Educação Física. Revista Psicopedagogia OnLine, São Paulo, p. 1-10, out. 2014. Disponível em: http://www.psicopegagogia.com.br/new1_artigo.asp?entrID=1745 . Acesso em: 9 dez. 2020.

LUFT, Celso Pedro. MiniDicionário Luft. São Paulo: Ática/Scipione, 2000.

MATOS, Leticia Leite de. Marcas da formação escolar, acadêmica e docente: uma análise dos memoriais de formação de alunos(as) do PROESF, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Clero, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.); DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otávio; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2007.

MOLETTA, Andréia Fernandes; SANTOS, Saray Giovana dos. Entrevista. In: SANTOS, Saray Giovana dos; MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa qualitativa aplicada à Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2012. p. 173-178.

MOLINA NETO, Vicente. Etnografia: uma opção metodológica para alguns problemas e investigação no âmbito da Educação Física. In: MOLINA NETO, Vicente; TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva (Orgs.). A pesquisa qualitativa em Educação Física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Sulina, 2004. p. 107-139.

MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio; SANTOS, Saray Giovana dos. Sobre pesquisa qualitativa. In: SANTOS, Saray Giovana dos; MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa qualitativa aplicada à Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2012. p. 15-27.

MOTTA, Maria Alice Alves da; URT, Sônia da Cunha. Pensando a docência: formação, trabalho e subjetividade. Revista Série-Estudos, Campo Grande, n. 24, p. 89-106, jul./dez. 2007.

MOURA, Dirley Aparecido; PRODÓCIMO, Elaine. Indisciplina escolar na perspectiva de docentes e gestores de escolas estaduais de Indaiatuba/SP. Revista Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 51, p. 47-63, jul. 2017.

QUADROS, Lediana Ribeiro de; CARDOSO, Viviani Dias; FRASSON, Jessica Serafim; MEDEIROS, Camila da Rosa; BOROWSKI, Eduardo Batista Vom; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da; KRUG, Hugo Norberto. O trabalho docente de professores de Educação Física iniciantes do município de Criciúma – SC. Revista Conexões, Campinas, v. 13, n. 3, p. 12-23, jul./set. 2015.

SOUSA, Alieson Pereira de; MELO, Dalila Regina Mota de; ROCHA, Israel Vieira; SILVA, Francineide Pereira; SOLANO, Alane Rayane Sales. Concepções de professores do ensino básico sobre indisciplina dos alunos em sala de aula: município de Brejo dos Santos – PB. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 14, n. 2, p. 577-588, ago./dez. 2016.

TELLES, Cassiano; KRUG, Hugo Norberto. Os Estágios Curriculares Supervisionados de Educação Física em dia de chuva: um estudo de caso na Licenciatura do CEFD/UFSM. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-12, out. 2014. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/os-estagios-curriculares-supervisionados-de-educacao-fisica-em... . Acesso em: 27 nov. 2020.

TURATO, Egberto Ribeiro. Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. Petrópolis: Vozes, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.