RELEVÂNCIA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRATAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM COGNITIVA EM ESCOLARES COM TDAH

Silmara Borges Silva, Veronica Jocasta Casarotto, Cristian Leandro Lopes da Rosa, Fabiana Ritter Antunes

Resumo


O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico crônico que envolve desatenção, hiperatividade e impulsividade, muito comum na população de crianças em idade escolar. Apresenta como característica principal um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade que, frequentemente, resulta em prejuízos emocionais, sociais e, sobretudo, funcionais, tendo em vista que o indivíduo tem grande facilidade para a distração, apresentando dificuldade de foco em tarefas que possam exigir organização e engajamento. Estudos estimam que, a cada cinco crianças/adolescentes no mundo, uma é identificada com algum tipo de transtorno mental; no Brasil, de 3 a 4% de crianças e adolescentes se revelam com as características do TDAH. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo pesquisar e descrever sobre o TDAH, buscando evidenciar se o tratamento e o desenvolvimento do processo de aprendizagem cognitiva do indivíduo com o distúrbio de TDAH poderão ser influenciados pela atuação do profissional da Educação Física. Para tanto, se utiliza a pesquisa bibliográfica, buscando reunir alguns dos principais autores que discorrem sobre o TDAH.

Palavras-chave


Hiperatividade; Transtorno de TDAH; Cognição

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