AVALIANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MINISTRADA POR PROFESSORES UNIDOCENTES: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug

Resumo


Objetivamos neste estudo identificar e analisar os aspectos positivos e negativos da Educação Física (EF) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) ministrada por professores unidocentes, da rede de ensino público (Municipal e Estadual), de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), nas percepções dos mesmos. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário, bem como à análise de conteúdo para a interpretação das informações coletadas. Participaram trinta professores unidocentes da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que a EF nos AIEF ministrada por professores unidocentes foi geradora de aspectos positivos e negativos, sendo a existência de aspectos negativos em maior quantidade que os positivos.


Palavras-chave


Educação Física. Avaliação. Professores Unidocentes.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, P. S. de. Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: um paradoxo educacional, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

CANFIELD, M. de S.; KRUG, H. N.; ROMBALDI, R. M.; XAVIER, B. M.; JAEGER, A. A.; DAMBROS, A.; ZANUZO, M. B.; MACHADO, A. S. Os alunos gostam das aulas de Educação Física? In: PEREIRA, F. M. (Org.). Educação Física: textos do XV Simpósio Nacional de Ginástica. Pelotas: Ed. Universitária/UFPel, 1995. p.75-85.

CANFIELD, M. de S. Planejamento das aulas de Educação Física: é necessário! In: CANFIELD, M. de S. (Org.). Isto é Educação Física! Santa Maria: JtC Editor, 1996. p. 21-32.

CARMO, C. R. R. de; SANTOS, D. S. dos; LIMA, N. R. de. Dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física das escolas públicas estaduais de um município do norte do Brasil. Revista Brasileira do Movimento Humano, Ji-Paraná, v. 6, n. 2, p. 65-75, abr./jun. 2016.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2000.

CONTREIRA, C. B.; KRUG, H. N. Educação Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso com professores unidocentes. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a. 15, n. 150, p. 1-10, nov. 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd150/educacao-fisica-com-professores-unidocentes.htm . Acesso em: 06 jul. 2022.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

DESLANDES, S. F. O projeto de pesquisa como exercício científico e artesanato intelectual. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.); DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 31-60.

FONSECA, D. G. da; CARDOSO, L. T. Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a questão da unidocência. Revista Kinesis, Santa Maria, v. 32, n. 1, p. 41-56, jan./jun. 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KRUG, H. N. Vale a pena ser professor... de Educação Física Escolar? Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a.13, n.122, p.1-7, jul. 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd148/vale-a-pena-ser-professor-de-educacao-fisica-escolar... . Acesso em: 06 jul. 2022.

KRUG, H. N. A cultura das aulas de Educação Física ministradas por professores unidocentes. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-13, set. 2018a. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-cultura-das-aulas-de-educacao-fisica-ministradas-por-professores-unidocentes . Acesso em: 04 dez. 2021.

KRUG, H. N. O papel/função da Educação Física Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas percepções dos professores unidocentes. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-9, set. 2018b. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/o-papel-funcao-da-educacao-fisica-escolar-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental-nas-percepcoe... . Acesso em: 04 dez. 2021.

KRUG, H. N. A Educação Física nas Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental: percepções de professores unidocentes. Revista Querubim, Niterói, a. 17, n. 43, v. esp. – EF, p. 14-25, fev. 2021.

KRUG, H. N.; TELLES, C.; KRUG, R. de R.; KRUG, M. de R. A Educação Física ministrada por professores unidocentes: um estudo de caso referente às diferentes fases da carreira docente. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-12, mai. 2016. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-educacao-fisica-ministrada-por-professores-unidocentes... . Acesso em: 04 dez. 2021.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R.; KRUG, M. M.; TELLES, C. A marginalização da Educação Física nas Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental ministrada pelos professores unidocentes. Revista Querubim, Niterói, a. 15, n. 37, v. 4, p. 51-58, 2018a.

KRUG, H. N.; KRUG, R. de R.; KRUG, M. M.; MARCHESAN JÚNIOR, M. A importância da Educação Física Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas percepções dos professores unidocentes. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-10, ago. 2018b. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-importancia-da-educacao-fisica-escolar-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental-nas-percepcoe... . Acesso em: 04 dez. 2021.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R.; TELLES, C. As dificuldades da prática pedagógica da Educação Física na unidocência. Revista Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 22-38, 2. sem. 2019.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R.; KRUG, M. M. Indicativos de (des)valorização da Educação Física na Educação Básica: a percepção de professores em diferentes fases da carreira. Revista UNIFAMMA, Maringá, v. 19, n. 1, p. 1-19, 2020.

LUFT, C. P. Mini Dicionário Luft. São Paulo: Ática/Scipione, 2000.

MARQUES, M. N.; KRUG, H. N. Caminhos e descaminhos da prática pedagógica em Educação Física Escolar: um estudo de caso com professores de uma escola pública de Santa Maria – RS. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 02, p. 215-237, jul./dez. 2012.

MASSA, N. P.; OLIVEIRA, G. S. de; BORGES, J. R. A. Análise de conteúdo: possibilidades de pesquisa e tratamento informático. Revista Cadernos da FUCAMP, Monte Carmelo, v. 20, n. 48, p. 45-64, 2021.

MARTINS, G. de A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

MINAYO, M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.); DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 9-29.

NEIRA, M. G. Ensinando Educação Física no ciclo inicial do Ensino Fundamental. In: CATANI, D. B.; VICENTINI, P. P. (Orgs.). Formação e autoformação: saberes e práticas nas experiências dos professores. São Paulo: Escrituras Editora e Distribuidora de Livros Ltda, 2006. p. 179-195.

PERES, G. As implicações da Educação Física no âmbito escolar. Revista Online Biblioteca Prof. Joel Martins, v. 2, n. 2, p. 231-243, 2001. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/etd/viewarticle.php?id=351&layout=abstract.pdf . Acesso em: 06 jul. 2022.

PICCOLI, J. C. J. A Educação Física Escolar no Rio Grande do Sul: uma análise em dois momentos. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a. 12, n. 110, p. 1-20, jul. 2007. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd110/a-educacao-fisica-escolar-no-rio-grande-do-sul.htm . Acesso em: 07 jul. 2022.

RODRIGUES, A. T. Base Nacional Comum Curricular para a área de Linguagens e o componente curricular Educação Física. Revista Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 32-41, 2016.

RODRIGUES, T. F.; SILVA, C. E. I. da; COPETTI, J. Percepções de unidocentes sobre a Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Contexto & Educação, Ijuí, a. 33, n. 106, p. 287-301, set./dez. 2018.

SALDANHA, R. S. Educação Física nos Anos Iniciais: a realidade das escolas municipais de Palmeira das Missões, 2015. Monografia (Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

SILVA, M. S. da; KRUG, H. N. A formação inicial de professores de Educação Física e de Pedagogia: um olhar sobre a preparação para a atuação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a. 13, n. 123, p. 1-14, ago. 2008a. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd123/a-formacao-inicial-de-professores-de-educacao-fisica-e-de-pedagogia.htm. Acesso em: 17 out. 2022.

SILVA, M. S. da; KRUG, H. N. A formação inicial em Educação Física e Pedagogia: preparação para a atuação nos Anos Iniciais. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 11, n. 1, p. 23-32, jan./abr. 2008b.

SILVA, O. G. T. de et al. Perfil de preferências culturais e desportivas dos alunos do Colégio Pedro II – Rio de Janeiro. Revista Artus, v. 12, n. 1, p. 45-99, 1996.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais – pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VALENTINI, N. C.; TOIGO, A. M. Ensinando Educação Física nas Séries Iniciais: desafios & estratégias. 2. ed. Canoas: Unilasalle, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.