CONHECER, ENSINAR E APRENDER NA ÁREA DE BIOLOGIA: EVOCAÇÕES DE SUJEITOS DE UM PPG NA ÁREA DE ENSINO

Luis Sebastião Barbosa Bemme, Silvia Maria de Aguiar Isaia, Thais Thais Canto-Dorow

Resumo


O objetivo deste artigo é identificar evocações que professores e alunos de um PPG em Ensino de Ciências e Matemática, manifestam sobre a área de Biologia e seus processos de ensinar e de aprender este componente curricular. Essas manifestações foram obtidas por meio de um questionário respondido por vinte e dois alunos e onze docentes do referido Programa de Pós-Graduação. Mesmos os sujeitos que não possuem formação inicial em Biologia participaram do estudo, uma vez que o PPG busca uma visão integrada entre as distintas áreas, e, portanto, as evocações que os mesmos possuem são relevadoras sobre o modo como eles entendem essa área do conhecimento. Os dados foram analisados via Análise de Conteúdo com o auxílio do software NVivo. Os resultados indicam que os alunos expressam questões mais gerais em cada tópico do questionário, já os docentes, centram-se nos conteúdos específicos da área da Biologia. Essa constatação fica evidente tanto no que se refere a área como ao processo de ensinar e aprender.


Palavras-chave


Trajetórias de formação; Ciências e Matemática; Pós-Graduação.

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