AS CARACTERÍSTICAS DO INÍCIO DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Hugo Norberto Krug

Resumo


Consideramos que o início da docência ainda é um tema muito importante de ser pesquisado. Assim sendo, objetivamos neste estudo analisar as características do início da docênciaem Educação Física(EF) na Educação Básica (EB), nas percepções de professores iniciantes da área, da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Caracterizamos os procedimentos metodológicos da pesquisa como qualitativo do tipo estudo de caso. Utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário, bem como à análise de conteúdo como procedimento para a interpretação das informações coletadas. Participaram cinco professores de EF iniciantes na EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que identificamos um rol de doze características do início da docência em EF na EB e que essas oscilaram entre características com conotações negativas e positivas e que as negativas foram em maior número que as positivas. As características com conotações negativas possivelmente estão ligadas ao estágio de sobrevivência da fase de entrada na carreira e as características com conotações positivas possivelmente estão ligadas ao estágio de descoberta da mesma fase citada.


Palavras-chave


Educação Física; Início da Docência; Características;

Texto completo:

PDF

Referências


ÁLVARES, L. M. Prefácio. In: CONCEIÇÃO, V. J. S. da; FRASSON, J. S. (Orgs.). Textos e contextos sobre o trabalho do professor de Educação Física no início da docência. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 9-19.

CARDOSO, S. A relação dialética entre a inserção na carreira e as condições de trabalho docente. Revista Pens@r Acadêmico, Manhuaçu, v. 18, n. 1, p. 185-196, jan./abr. 2020.

CONCEIÇÃO, V. J. S. da; KRUG, H. N.; BOROWSKI, E. B. V.; FRASSON, J. S. Formação inicial e a prática pedagógica do professor de Educação Física iniciante. Revista Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 17, n. 1, p. 86-97, 2014.

CONCEIÇÃO, V. J. S. da; FRASSON, J. S.; MEDEIROS, C. da R.; WITTIZORECKI, E. S.; KRUG, H. N. A organização escolar e o trabalho docente dos professores iniciantes de Educação Física de Criciúma - SC. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, p. 769-781, out./dez. 2015.

FLORES, P. P.; CONTREIRA, C. B.; ILHA, F. R. da S.; CRISTINO, A. P. da R.; KRÜGER, L. G.; KRUG, H. N. O percurso profissional de professores de Educação Física Escolar de Santa Maria, RS. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a. 15, n. 147, p. 1-28, ago. 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd147/o-percurso-profissional-de-professores-de-educacao-fisica-escolar. Acesso em: 21 jun. 2022.

GABARDO, C. V. Início da docência no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNIVILLE, Joinville, 2012.

GABARDO, C. V.; HOBOLD, M. de S. Início da docência: investigando professores do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 03, n. 05, p. 85-97, ago./dez. 2011.

GABARDO, C. V.; HOBOLD, M. de S. Professores iniciantes: acolhimento e condições de trabalho. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 8, n. 2, p. 500-549, mai./ago. 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.

GONÇALVES, J. A. M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995. p. 141-169.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995. p. 31-61.

ILHA, F. R. da S.; KRUG, H. N. Os percursos de trans-formações de professores de Educação Física Escolar: as fases de suas carreiras profissionais. Revista de Educação – PUC, Campinas, n. 27, p. 21-32, jul./dez. 2009.

ILHA, F. R. da S.; KRUG, H. N. O professor iniciante e a Educação Física Escolar: desafios que se somam. In: CONCEIÇÃO, V. J. S. da; FRASSON, J. S. (Orgs.). Textos e contextos sobre o trabalho do professor de Educação Física no início da docência. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 181-204.

KRUG, H. N. Os primeiros anos da profissão professor de Educação Física Escolar: a insegurança, a sobrevivência e o entusiasmo profissional. Revista Biomotriz, Cruz Alta, n. 4, p. 70-79, 2006.

KRUG, H. N. Comparação das dificuldades encontradas na prática pedagógica em Educação Física de acadêmicos em situação de Estágio Curricular Supervisionado e professores iniciantes na Educação Básica. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-13, nov. 2017. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/comparacao-das-dificuldades-encontradas-na-pratica-pedagogica-em-educacao-fisica-de-academi... . Acesso em: 22 nov. 2022.

KRUG, H. N. Apontamentos sobre as dificuldades na prática pedagógica em Educação Física: o caso dos professores iniciantes. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-10, set. 2019. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/apontamentos-sobre-as-dificuldades-na-pratica-pedagogica-em-educacao-fisica-o-caso-dos-professo... . Acesso em: 22 nov. 2022.

KRUG, H. N. Apontamentos sobre a fase de entrada na carreira docente em Educação Física: o choque com a realidade escolar. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-13, jan. 2020a. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/apontamentos-sobre-a-fase-de-entrada-na-carreira-docente-em-educacao-fisica-o-choque-... . Acesso em: 14 mar. 2022.

KRUG, H. N. Apontamentos sobre a fase de entrada na carreira docente em Educação Física: o surgimento do entusiasmo profissional. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-12, mar. 2020b. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/apontamentos-sobre-a-fase-de-entrada-na-carreira-docente-em-educacao-fisica-o-surgimento-do-entusi... . Acesso em: 20 mar. 2022.

KRUG, H. N. Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 17, n. 43, v. esp. EF, p. 4-13, fev. 2021a.

KRUG, H. N. Os fatos marcantes no início da docência nas percepções de professores de Educação Física da Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 17, n. 43, v. esp. EF, p. 45-57, 2021b.

KRUG, H. N. Expectativas e realizações de professores de Educação Física no início da docência na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 17, n. 44, v. esp. EF, p. 50-61, 2021c.

KRUG, H. N. Os motivos que contribuíram para o despertar do estágio de descoberta na fase de entrada na carreira de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 17, n. 45, v. 6 esp. EF, p. 4-13, 2021d.

KRUG, H. N. O real e o ideal da prática pedagógica nas percepções de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 18, n. 46, v. esp. EF, p. 19-31, fev. 2022a.

KRUG, H. N. Os dilemas do início da docência nas percepções de professores de Educação Física na Educação Básica. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-12, jan. 2022b. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/apontamentos-sobre-a-fase-de-entrada-na-carreira-docente-em-educacao-fisica-o-surgimento-do-entusi... . Acesso em: 20 mar. 2022.

KRUG, H. N. A (in)satisfação de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica em relação a sua escolha profissional. Revista Querubim, Niterói, a. 18, n. 48, v. esp. 1 - EF, p. 11-19, out. 2022c.

KRUG, H. N. Os (des)caminhos na prática pedagógica de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica na busca da fase de estabilização na carreira docente. Revista Querubim, Niterói, a. 18, n. 47, v. 08 esp. - EF, p. 51-63, jun. 2022d.

KRUG, H. N. As representações sociais do início da docência de professores de Educação Física na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 18, n. 47, v. 08 esp.-EF, p. 28-38, jun. 2022e.

KRUG, H. N. Comparação dos fatos marcantes do início e do final da carreira de professores de Educação Física da Educação Básica. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-12, mai. 2022f. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/comparacao-dos-fatos-marcantes-do-inicio-e-do-final-da-carreira-de-professores-de-educacao-fisica-da-e... . Acesso em: 22 nov. 2022.

KRUG, H. N. Comparação do momento do início e do final da carreira de professores de Educação Física da Educação Básica. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-11, fev. 2023a. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigo/comparacao-do-momento-do-inicio-e-do-final-da-carreira-de-professores-de-educacao-fisica-da-educac... . Acesso em: 02 abr. 2023.

KRUG, H. N. Os professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica e suas crenças frente à profissão docente. Revista Querubim, Niterói, a. 19, n. 49, v.esp.-EF, p. 4-15, fev. 2023b.

KRUG, H. N.; KRUG, R. de R. A indisciplina dos alunos da Educação Básica nas aulas de Educação Física de professores iniciantes na carreira docente. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-14, nov. 2019. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-indisciplina-dos-alunos-da-educacao-basica-nas-aulas-de-educacao-fisica-de-professores-iniciantes-na-carrei... . Acesso em: 22 nov. 2022.

KRUG, H. N.; KRUG, R. de R. As aprendizagens docentes na fase de entrada na carreira, nas percepções de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Form@re – Revista do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, Teresina, v. 9, p. 1, p. 83-98, jan./jun. 2021.

KRUG, H. N.; KRUG, R. de R. Os elementos dificuldades e os facilitadores do início da docência em Educação Física na Educação Básica e suas repercussões. Revista Eletrônica do ISAT, São Gonçalo, v. 16, ed. 1, p. 5-29, dez. 2022a.

KRUG, H. N.; KRUG, R. de R. Ser professor de Educação Física na escola: a passagem de aluno a professor no início da docência. Revista Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa, Rio de Janeiro, a. IX, n. 2, p. 42-66, 2022b.

KRUG, H. N.; KRUG, R. de R.; ILHA, F. R. da S. Professores iniciantes de Educação Física Escolar: os seus dilemas e sua gestão. Revista Quaestio, Sorocaba, v. 15, n. 2, p. 315-337, dez. 2013.

KRUG, H. N.; KRUG, R. de R.; KRUG, M. M. As preocupações pedagógicas de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 16, Coletânea Biologia – Educação Física, p. 43-52, 2020a.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R. A fase de entrada na carreira docente nas percepções de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica: que momento é este? Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 12, n. 28, p. 587-603, set./dez. 2020b.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R. Vozes e memórias no/do cotidiano escolar: o acolhimento dos professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 13, n. 32, p. 1120-1140, set./dez. 2021.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R.; TELLES, C.; FLORES, P. P. Os desafios do cotidiano educacional de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 19, n. 2, p. 14-28, 2017a.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R.; TELLES, C.; FLORES, P. P. As contribuições da formação inicial para a prática docente na percepção de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 13, n. 33, v. 02, p. 104-109, 2017b.

KRUG, H. N.; KRUG, R. de R.; KRUG, M. de R.; TELLES, C.; FLORES, P. P. As marcas docentes no início da carreira de professores de Educação Física na Educação Básica. Revista Triângulo, Uberaba, v. 10, n. 1, p. 56-72, jan./jun. 2017c.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R.; KRUG, M. M.; TELLES, C. Necessidades formativas de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 15, n. 38, v. 4, p. 23-31, 2019.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R.; KRUG, M. M. A atratividade docente: um estudo de caso com professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 16, n. 41, v. 3, p. 82-90, 2020a.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R.; KRUG, M. M. Implicações das condições de trabalho na prática pedagógica de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Pens@r Acadêmico, Manhuaçu, v. 18, n. 3, p. 487-509, set./dez. 2020b.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R.; KRUG, M. M. Os piores e os melhores momentos no início da carreira de professores de Educação Física da Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 16, n. 42, v. 4, p. 15-24, out. 2020c.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R.; KRUG, M. M. O início da docência em Educação Física: os aspectos positivos e negativos. Revista de Estudos em Educação, Quirinópolis, v. 7, n. 2, p. 80-95, mai./ago. 2021a.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R.; KRUG, M. M. Complexidade da docência no início da carreira: as percepções de professores de Educação Física na Educação Básica. Revista Eletrônica do ISAT, São Gonçalo, v. 14, n. 1, p. 99-123, jul. 2021b.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R.; KRUG, M. M. Relações interpessoais estabelecidas na escola no início da docência na percepção de professores de Educação Física. Revista Eletrônica do ISAT, São Gonçalo, v. 15, ed. 1, p. 41-60, dez. 2021c.

LIMA, E. F. de (Org.). Sobrevivências no início da docência. Brasília: Líber Livros, 2006.

LUFT, C. P. Mini Dicionário Luft. São Paulo: Ática/Scipione, 2000.

MANFIOLETI, R. M.; ROSA, S. N.; BLASIUS, J.; MEDEIROS, C. da R. O programa de acompanhamento ao início da docência: contribuições para a prática educativa de professores de Educação Física. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PROFESSORADO PRINCIPIANTE E INSERÇÃO PROFISSIONAL À DOCÊNCIA, IV., 2014, Curitiba. Anais, Curitiba, 2014. CD-ROOM.

MARCELO GARCIA, C. Formação de professores – para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

MARCELO GARCIA, C. Los comienzos em la docência: um profesorado com buenos princípios. Profesorado, Revista de Curriculum y Formación Del Profesorado, v. 13, n. 1, p. 1-25, 2009.

MARCELO GARCIA, C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 3, n. 3, p. 11-49, ago./dez. 2010.

MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

MEDEIROS, C. da R.; BOROWSKI, E. B. V.; KRUG, H. N.; CONCEIÇÃO, V. J. S. da. Identização docente de professores de Educação Física no início da carreira. Revista Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 5, n. 2, p. 31-49, jul./dez. 2014.

MOLINA NETO, V. Etnografia: uma opção metodológica para alguns problemas e investigação no âmbito da Educação Física. In: MOLINA NETO, V.; TRIVIÑOS, A. N. S. (Orgs.). A pesquisa qualitativa em Educação Física: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS/Sulina, 2004. p. 107-139.

NEGRINE, A. Instrumento de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In: MOLINA NETO, V.; TRIVIÑOS, A.N.S. (Orgs.). A pesquisa qualitativa em Educação Física: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS/Sulina, 2004. p. 61-93.

NONO, M. A. Casos de ensino e professores iniciantes, 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.

PRÍNCEPE, L.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Fatores facilitadores e dificultadores do desenvolvimento de professores iniciantes: uma análise das condições de trabalho. Revista Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul, v. 3, n. 6, p. 1-15, jul./dez. 2018.

QUADROS, Z. de F.; BLASIUS, J.; KRUG, H. N.; CONCEIÇÃO, V. J. S. da. Prática educativa de professores de Educação Física no início da docência. Revista Educação & Linguagem, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 21-40, jan./jun. 2015a.

QUADROS, L. R. de; CARDOSO, V. D.; FRASSON, J. S.; MEDEIROS, C. da R.; BOROWSKI, E. B. V.; CONCEIÇÃO, V. J. S. da; KRUG, H. N. O trabalho docente de professores de Educação Física iniciantes do município de Criciúma – SC. Revista Conexões, Campinas, v. 13, n. 3, p. 12-23, jul./set. 2015b.

REZER, R.; MADELA, A.; DAL-CIN, J. Apontamentos sobre o ingresso na carreira docente: possibilidades para o campo da Educação Física. In: CONCEIÇÃO, V. J. S. da; FRASSON, J. S. (Orgs.). Textos e contextos sobre o trabalho do professor de Educação Física no início da docência. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 65-84.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1989.

SANTOS, M. dos S.; CONCEIÇÃO, V. J. S. da; FRASSON, J. S.; KRUG, H. N. Dificuldades pedagógicas encontradas por professores de Educação Física no início da docência. Revista Querubim, Niterói, a. 12, n. 28, v. 03, p. 32-38, 2016.

SODRÉ, D. O. R.; SILVA, J. A. R. da; SANTOS, Q. D. de O. Aprendendo a profissão – professores em início de carreira, as dificuldades do trabalho pedagógico cotidiano da escola. In: ENCONTRO BRASILEIRO DA REDESTRADO, IV., 2017, Campinas. Anais Redestrado, Campinas, 2017.

SOUZA, D. B. de. Os dilemas do professor iniciante: reflexões sobre os cursos de formação inicial. Revista Saber Acadêmico, n. 8, p. 35-45, dez. 2009.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.