VAMOS BRINCAR? OS JOGOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Úrsula Cordeiro Dornelas, Fabiana Ritter Antunes, Marta Estela Borgmann

Resumo


É importante enfatizar que o brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo, devem estar em condições de aproveitar a infância e/ou infâncias com oportunidades educativas, culturais, sociais e motoras. Brincando, a criança aprende a se comunicar, desenvolve a imaginação e diversos tipos de habilidades, inclusive motoras. Através da ludicidade a criança forma conceitos, relaciona ideias e estabelece o raciocínio lógico e por fim desenvolve a linguagem oral e corporal. Assim, o objetivo da pesquisa é compreender a significação dos jogos e brincadeiras para a educação infantil. Tendo como objetivos específicos o compreender de como os jogos e brincadeiras podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem das crianças, identificar os tipos de jogos e brincadeiras das crianças. A metodologia deste trabalho apresenta a abordagem escolhida para o estudo em questão, trazendo instrumentos e procedimentos que serão obtidos nesta pesquisa. Os jogos desempenham um papel vital no processo de aprendizagem. E é por meio dessas aprendizagens que a criança desenvolve sua criatividade, autonomia e capacidade de reflexão. A escola deve oferecer oportunidades para a construção do conhecimento, elementos estes indispensáveis para a participação ativa da criança no seu meio.


Palavras-chave


Brincar; Infância; Jogos; Movimento; Socialização;

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