A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA A PRÁTICA DOCENTE

Francyelly Galdino da Silva, Fábio Bernardo da Silva

Resumo


Este estudo tem como tema a necessidade de formação contínua para docentes, com abordagem nas esferas nacional e estadual, tratando da docência de modo geral, embora em alguns momentos contenha reflexões que dê enfoque na prática docente do profissional pedagogo. Este viés se constrói no decorrer de algumas análises pelo fato de ser a área de formação da pesquisadora proponente. O objetivo principal é discutir a necessidade da formação contínua para a prática docente, uma vez que as mudanças nos diversos segmentos sociais exigem do profissional uma postura dinâmica e ao mesmo tempo eficaz diante das mudanças intermitentes ocorridas nos diversos segmentos sociais, principalmente na Educação. A importância deste trabalho se evidencia pelo fato da formação profissional não terminar na Universidade, uma vez que o exercício de uma profissão exige mudanças, adaptações, atualizações e aperfeiçoamento, e quando a profissão em cheque é a docência, uma sólida formação científica, técnica, política, crítica e consciente se torna essencial para uma interferência positiva no campo de atuação. Deste modo, a formação contínua vai ao encontro das demandas que emanam do meio social, pois possibilita que teoria e prática se dialoguem, possibilitando a articulação dos saberes. Quanto ao processo metodológico, o presente estudo é de cunho qualitativo, caráter bibliográfico e se apresenta como um ensaio teórico. Após a seleção, leitura do material e articulação das ideias espera-se apresentar uma análise que coloque em evidencia os pontos positivos da formação contínua, principalmente no estado de Mato Grosso, bem como os principais problemas inerentes ao tema.


Texto completo:

PDF

Referências


ALFERES, Marcia Aparecida; MAINARDES, Jefferson. A formação continuada de professores no Brasil. Seminário do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. Maringá/PR, 2011.

ANDRADE, Darlane Silva Vieira. SANTOS, Helena Miranda dos. Gênero na Psicologia: articulações e discussões. 196 p. Salvador: CRP – 03. 2013.

BARBOSA, Marcia Silvana Silveira. O papel da escola: obstáculos e desafios para uma educação transformadora. Dissertação de mestrado. PPGEdu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2004.

BECKER. F. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

BONATTO, Amanda Somensi; Golbert, Clarissa Seligman; Silva, Juliano Figueira da. Capacitação dos professores da rede estadual de educação na área de abrangência da UBS HCPA/Santa Cecí­lia. Salão de Extensão - 15. : 2014 out. 2024 : UFRGS, Porto Alegre, RS.

BRASIL. (1997). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasí­lia: MEC/SEF.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial de Polí­ticas para as Mulheres. 2º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero – Redações e trabalhos cientí­ficos monográficos vencedores. 104p. Brasí­lia, 2007.

BRITO, J.; OLIVEIRA, O. Divisão sexual do trabalho e desigualdade nos espaços de trabalho. In: SILVA FILHO, F. e JARDIM S. (orgs.) A Danação do Trabalho, Te Corá. Rio de Janeiro. 1997.

BRZEZINSKI,Ria.Notas sobre o currí­culo na formação de professores: teoria e prática.UNB,1994.

CARLOS, José; PIMENTA, Selma Garrido - Formação de profissionais da educação: Visão crí­tica e perspectiva de mudança – 2011.

CERVO, Amado Luiz. BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia cientí­fica. 5 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

CORDEIRO, Alexander Magno. OLIVEIRA, Glória Maria de. RENTERíA, Juan Miguel de. Revisão sistemática: Uma revisão narrativa. Rev. Col. Bras. Cir. 2007; 34 (6). Disponí­vel em: Acesso em: 30 abr. 2016.

CRUZ, Sônia Aparecida Belletti; STEFANINI, Maria Cristina Bergonzoni. A formação docente como fator de reversão do insucesso escolar dos alunos do

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Papirus, 1989.

FALLETI, Felipe. Instituições de ensino adotam produtos tecnológicos para reter a atenção dos alunos, acelerar o processo de aprendizado, melhorar a nota dos estudantes e prepará-los para continuar aprendendo para além do conhecimento da sala de aula. Rev. Educação. Editora Segmento, Edição 211, Ano 2014.

FIGUEIREDO. Nambia M.Almeida. Metodo e Metodologia na Pesquisa Cientifica.3ed. 2010.

GATTI, Bernardete A. Análise das polí­ticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008

LIBANÊO, C. J. & PIMENTA, S. G. Formação dos profissionais da Educação: visão crí­tica e perspectivas de mudança. In: PIMENTA, S. G. (org.) Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. A pedagogia crí­ticosocial dos conteúdos, São Paulo, Loyola, 1986.

MENDES, Kátia Valéria Mosconi; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação continuada de professores: os modelos com base na Racionalidade técnica. Congresso Nacional de Educação PUCPR - IV EDUCERE. Curitiba/PR, 2006.

MENEGHETTI, Francis Kanashiro. O que é um Ensaio-Teórico? Rev. RAC, Curitiba, v. 15, n. 2, pp. 320-332, Mar./Abr. 2011 Revista Profissão Mestre. O que se espera de um professor? Edição 181, Mês 10, Ano 2014.

SANTOS, C. S. dos. (2005). Ensino de Ciências: abordagem histórico-crí­tica. Campinas, SP: Armazém do Ipê.

SILVA , Andréia Ferreira da ; Souza, Antônio Lisboa Leitão de. Condições do trabalho escolar: desafios para os sistemas municipais de ensino. Cad. Pesqui. vol.43 no.150 São Paulo Sept./Dec. 2013

SOARES, Alex. Dificuldades de aprendizagem, questão psicopedagógica?. Publicado no Recanto das Letras em 19/05/2006. Disponí­vel em . Acesso em: 26 abril. 2016.

TINOCO, Alcione Nascimento. Proposta Pedagógica do Programa Escola Aberta. In: Brasil. Programa Aberta. Ministério da Educação e Cultura, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.