AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Voltolini Helena do Nascimento, Maria Aparecida Miranda de Oliveira, Oliveira Maria de Fátima

Resumo


O presente artigo pretende abordar a importância da afetividade na educação infantil, bem como a aproximação necessária entre professor e aluno para que a aprendizagem aconteça. tem como principal objetivo conscientizar os educadores sobre a utilização da afetividade em suas atividades pedagógicas. busca-se também avaliar como e quando a afetividade deve ser utilizada como ferramenta de aproximação entre professor e aluno, por consequência aborda também a afetividade que é necessária na metodologia existente na ludicidade, onde há uma interação entre professor e aluno. analisa-se como a utilização da afetividade pode ter um resultado satisfatório na criança quando falamos de superação de suas limitações de aprendizagem. justifica-se essa pesquisa pela necessidade da criança de afetividade e confiança por parte do docente que trabalha com a mesma, para que essa confiança faça a criança se desenvolver cada vez mais com os trabalhos pedagógicos desenvolvidos. a pesquisa se faz bibliográfica, analisando os autores que defendem a afetividade na educação infantil. o docente que aprende a capacitar seus alunos com atividades que envolva uma aproximação com os mesmos transmite uma confiança necessária para a educação infantil, onde a criança precisa de uma atenção a mais seja no seu lado emocional ou social.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; MAHONEY, Abigail Alvarenga. Henri Wallon: Psicologia e Educação. 7ª ed. São Paulo: Loyola, 2004.

BOCK, A. M. B. (org). Psicologia: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 13ªed. 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia; Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GALVíO, Isabel. Henri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 5. ed. Petrópolis, Vozes, 1995.

PíTARO, C.S. O. Cultura e sujeito: o papel das crenças na organização do pensamento humano. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação: Unicamp. 2006.

PIAGET, J. A formação do sí­mbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

WINNICOTT, D. W. O brincar & a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

SILVA, Edna Lúcia da., MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. – 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

SISTO, F.F. & MARTINELLI, S.C. Afetividade e dificuldades de Aprendizagem – uma abordagem psicopedagógica. São Paulo: Vetor, 2006; WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.