A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO COMO AUXILIADOR NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO EDUCANDO

Maria Lucia Miranda, Albérico Cony Cavalcanti

Resumo


A presente pesquisa abordou como o pedagogo pode auxiliar no desenvolvimento da autonomia de seus alunos, para que eles construam pensamentos críticos voltados para práticas de liberdade de autogovernar, de maneira a seguir as próprias leis. Tendo como objetivos a abordagem de acontecimentos que envolvem as tomadas de decisões que podem causar mudanças significativas na sociedade. Além do mais, observa-se que ao falar sobre autonomia deve-se estar ciente de que o ambiente escolar é um dos principais meios de formação da intelectual. Deste modo, procurou-se por meio deste trabalho, observar que existem alguns métodos facilitadores da formação de cidadãos autônomos, mas é importante ressaltar que isso não acontece de imediato, pois é preciso persistência de valores que busquem por meio do diálogo, o esclarecimento de suas ideias, permitindo ao outro uma interlocução saudável e tranquila, na construção de pensamentos críticos sobre o próprio fazer humano. Foram abordados, na pesquisa, alguns métodos e técnicas que facilita a compreensão dos processos educacionais e o desenvolvimento da autonomia. Para se chegar aos resultados foi preciso uma analise bibliográfica de escritas sobre o assunto, a fim de esclarecer as ideias. Para tanto, demonstrou como o professor pode atuar, de maneira eficaz, nesse auxílio à formação da autonomia que efetivamente contribui para formação de um ambiente escolar de qualidade, o qual transforme ideias tradicionais na busca por algo novo, guiados pela autonomia.

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