PESQUISA-AÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Etiene Rosana Lima, Fábio Bernardo Silva

Resumo


O presente trabalho busca analisar importância da pesquisa-ação na forma- ção inicial de professores de matemática tentando compreender as estratégias utilizadas para o desenvolvimento e melhorias educacionais que favoreçam as discussões e produção cooperativa de conhecimento especifico sobre a realidade vivida. Têm-se como definição de pesquisa-ação avaliar e distinguir uma ação na busca de resoluções de problemas de um indivíduo ou de um coletivo, supondo uma forma de ação planejada de caráter social, educacional, técnica entre outras. A sua utilização como forma metodológica possibilita às participantes condições de investigar sua própria pratica de uma forma crítica e reflexiva. Sendo assim, analisou-se nas bases de dados, Periódicos da CAPES e Scielo, com o seguinte descritores: formação docente; pesquisa-ação; formação inicial; professore de matemática em um quinquênio compreendido entre 2010 a 2015. Buscando entender o que as pesquisas dizem a respeito da pesquisa-ação na formação Inicial de professores de Matemática. A pesquisa-ação tem contribuições que diferem formas para o desenvolvimento da educação na busca de melhorias a formação docente. No entanto, não foram encontradas produções referente ao este período. Possibilitando um novo percurso na educação matemática.

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