A ÉTICA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS: POSSIBILIDADES PARA APRENDER A VIVER JUNTOS NO AMBIENTE ESCOLAR

Neuzeli Duarte Alexandre, Ilso Fernandes do Carmo

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante o curso de Especialização em Psicopedagogia com ênfase em Educação Infantil pela Associação Juinense de Ensino Superior do Vale do Juruena. A pesquisa foi realizada por meio de estudos estritamente bibliográficos, e teve como principal objetivo investigar e compreender as questões éticas
ligadas às relações interpessoais e suas implicações na escola. O estudo e reflexões sobre o tema foram alicerçados nos pensamentos de Vásquez (1998), Perrenoud (2000), Freire (2001), Savater (2001), Bressani (s.d), Magalhães (s.d), entre outros, que discutem o que consideram básico para a formação do comportamento ético-moral do indivíduo, em especial quando envolvem questões de relações interpessoais. A análise centrou-se em conhecer a Ética historicamente e sua contribuição para o desenvolvimento e evolução do comportamento 
moral do indivíduo em sociedade. Como resultado, a pesquisa mostra a relevância da Ética
nas relações interpessoais como forma de subsidiar as ações do individuo, fomentando a
busca pelo equilíbrio interior através do autoconhecimento e a compreensão da antítese “Eu” 
e o “Outro”, como possibilidades para viver juntos e melhor administrar os conflitos 
interpessoais no ambiente escolar.

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Referências


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