IMPOSTO SOBRE SERVIÇO DE QUALQUER NATUREZA: uma análise da arrecadação do município de Alta Floresta-MT

Rodrigo Walzburger Galvão, Eduardo José Freire, Mirela Karla Leite Soares Ceconello, Elvio Antunes Sobral

Resumo


Um dos principais fatores que contribuem no desenvolvimento de um município é a arrecadação de tributos. É por meio deste que uma cidade pode ser independente no sentido de investir melhor em educação, saúde e infraestrutura, melhorando a vida de seus cidadãos. Por isso, busca-se verifica a arrecadação do Imposto Sobre Serviço no município de Alta Floresta-MT, no período de 2006 a 2016, por meio das informações coletadas no Portal da Transparência e no site Compara Brasil. Realizou-se uma comparação dos dados colhidos com os dos  municípios limítrofes e outros municípios do estado do Mato Grosso a fim de chegar à conclusão acerca do investimento desses recursos junto à sociedade. O método de pesquisa adotado foi a tipologia descritiva com abordagem quantitativa. Quanto aos procedimentos, valeu-se dos métodos bibliográfico e documental. Com o decorrer da pesquisa, verificou-se que Alta Floresta-MT, mesmo possuindo boa arrecadação nos anos anteriores, ainda está distante de igualar a arrecadação de impostos de outros  municípios do estado do Mato Grosso, fator que só poderá ser alcançado com o desenvolvimento de Alta Floresta, trazendo indústrias e abrindo novas empresas, de forma a gerar oportunidades de serviço e, consequentemente, ter mais recursos financeiros para atender melhor a população.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ALTA FLORESTA-MT. Lei n. 1,527/2006. Dispõe sobre os fatos geradores, a incidência, as alíquotas, o lançamento, a cobrança e a fiscalização dos tributos municipais e estabelece normas de direito tributário a eles pertinente, Código tributário do município de Alta Floresta-MT, Prefeitura Municipal, Alta Floresta, MT, 23 de dez. 2006.

ALTA FLORESTA-MT. Lei n. 1.928/2017. Altera dispositivos da lei municipal nº 1.527/2006, e dá outras providências. Código tributário do município de Alta FlorestaMT, Prefeitura Municipal, Alta Floresta, MT, 28 de set. 2017.

ANDRADE. Nilton de Aquino. Contabilidade pública na gestão municipal: métodos com base nas normas brasileiras de contabilidade aplicada ao setor público (NBCASP) e nos padrões internacionais de contabilidade). 5 ed. São Paulo: Atlas, 2013.

ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pósgraduação: noções práticas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

BRASIL. Lei Complementar nº 116 de 31 de julho de 2003. Dispõe sobre o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, e das outras providências, Diário oficial da união. Poder Executivo, Brasília, DF, 1 de ago. 2003.

BRASIL, Lei Complementar n. 157, de 29 de dezembro de 2016. Dispõe sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, a Lei no 8.429, de 2 de junho de 1992 (Lei de Improbidade Administrativa), e a Lei Complementar no 63, de 11 de janeiro de 1990, que “dispõe sobre critérios e prazos de crédito das parcelas do produto da arrecadação de impostos de competência dos Estados e de transferências por estes recebidos, pertencentes aos Municípios, e dá outras providências”, Diário oficial da união. Poder Executivo, Brasília, DF 31 mai. 2017.

BRASIL. Código tributário nacional. 2. ed. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2012.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

DA SILVA, Antonio Carlos Ribeiro. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias, dissertações, teses. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elabora projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HACK, Érico, Direito tributário. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2008.

HACK, Érico, Noções preliminares de direito administrativo e direito tributário. [Livro eletrônico], Curitiba: InterSaberes, 2013.

HARADA, Kiyoshi. Direito financeiro e tributário. 20. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

HAUSER, Paolla. Contabilidade tributária: dos conceitos à aplicação. [livro eletrônico], Curitiba: InterSaberes, 2017.

LEAL, Liliane. Por maioria absoluta câmara de vereadores aprova alteração no código tributário do município, Assessoria de Imprensa, Câmara de Vereadores, disponível em . Acesso em: 04 de out. 2017,

NASCIMENTO, José Vieira do. Câmara de AF aprova alteração no código tributário do município. Mato Grosso do Norte, ed. 2.256, Alta Floresta-MT, p. 3, 29 set. 2017.

NASCIMENTO, José Vieira do. Prefeito diz que município ainda precisa da reforma tributária. Mato Grosso do Norte, ed. 2.258, Alta Floresta-MT, p. 3, 04 out. 2017.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projetos e relatórios, publicações e trabalhos científicos. 7.ed. 4. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA, Gustavo Pedro de. Contabilidade tributária. 3. ed. rev. atualizada. São Paulo: Saraiva, 2009.

OLIVEIRA, Luís Martins de Oliveira. Et al. Manual de contabilidade tributária: textos e testes com as respostas. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

OLIVEIRA, Rodrigo Rios Faria de; ROSA, Érica Cristina, ISSQN – imposto sobre serviço de qualquer natureza, Revista Científica E-Locução, Extrema-MG, v. 1, n. 10 (2016), p. 173190, ISSN: 2238-1899. Disponível em: Acesso em: 10 set. 2017.

PEGAS, Paulo Henrique. Manual de contabilidade tributária. 6. ed. São Paulo: Maria Augusto Delgado, 2009.

TAVARES, Alexandre Marcelo. Fundamentos de Direito Tributário. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.