ESPORTE E EDUCAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DO VOLEIBOL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARAÚJO, C. Voleibol na quadra, na areia e sentado. 2015. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/2930-voleibol-na-quadra. Acesso em: 13 maio 2019.
BARBANTI, V. O que é esporte? Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 54-58, 2006. Disponível em:http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/833/840. Acesso em: 13 maio 2019.
BARROSO, A. L.; DARIDO, S. C. Voleibol escolar: uma proposta de ensino nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 179-194, 2010. Doi:http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092010000200003.
BELLINI, F. Tipos de esportes: atividades físicas para todos os gostos. 2018. Disponível em:
https://demonstre.com/tipos-de-esportes-atividades-fisicas-para-todos-os-gostos/. Acesso em: 14 maio 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 14 maio 2019.
CLAZER, P. C. S.; GUAITA, N. R. O voleibol nas aulas de educação física: um estudo para o Programa de desenvolvimento educacional – PDE. [2008?]. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1123-4.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019.
COQUEREL, P. R. S. Fundamentos e metodologia da educação física. 2. ed. Curitiba: Editora Fael, 2012.
FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE VOLEIBOL (FIVB). Regras oficias de voleibol 2017-2020. Aprovadas pelo 35º Congresso da FIVB de 2016. Disponível em: http://2018.cbv.com.br/pdf/regulamento/quadra/REGRAS-DE-QUADRA-2017-2020.pdf. Acesso em: 14 maio 2019.
FEDERAÇÃO PAULISTA DE VOLLEYBALL (FPV). História do voleibol. São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.fpv.com.br/historia_volleyball.asp. Acesso em: 13 maio 2019.
GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.
MAGIL, R. A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. 5. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.
MELO, V. A. Apontamentos para uma história comparada do esporte: um modelo heurístico. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 107-120, 2010. Doi: https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000100010.
NAHAS, M. V.; GARCIA, L. M. T. Um pouco de história, desenvolvimentos recentes e perspectivas para a pesquisa em atividade física e saúde no Brasil. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 135-148, 2010. Doi: https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000100012.
PEDROSO, E. P. S. A prática pedagógica do voleibol nas aulas de educação física: estudo de caso da escola estadual reisalina ferreira tomaz. 44 f. 2012. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Universidade de Brasília, Polo Unifap, Macapá, 2012.
PRETI, O. A aventura de ser estudante: um guia metodológico. Cuiabá: EDUFMT, 2000.
SILVA, J. A. A prática de voleibol na escola: investigação sobre a relação ensino aprendizagem das habilidades básicas do voleibol. 54 f. 2014. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Universidade de Brasília, Polo Duas Estradas-PB, Duas Estradas-PB, 2014.
STAREPRAVO, F. A.; MARCHI JÚNIOR, W. (Re)pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, v. 38, n. 1, p. 42-49, 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2015.10.008.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Apontamentos
- Não há apontamentos.