EFICIÊNCIA OPERACIONAL E FINANCEIRA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UM ESTUDO POR ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

Kataliny Mercedes Gheno Azzolini, Arthur Frederico Lerner

Resumo


O artigo buscou analisar a eficiência relativa operacional e financeira entre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF). A pesquisa é descritiva, documental e quantitativa por utilizar técnica de programação linear, a análise por envoltória de dados (DEA). A DEA identifica relações existentes entre indicadores de entrada (inputs) e de saída (outputs), gerando como resultado um nível de eficiência relativa (sendo abaixo de 1 ineficientes e acima de 1 eficientes) entre unidades com estruturas semelhantes, resultando em um índice para cada unidade de uma população. Os indicadores operacionais e financeiros de entrada utilizados foram Gasto Corrente por Aluno (GCA), Titulação do Corpo Docente (TCD) e Relação Aluno por Professor (RAP), e os de saída Relação de Concluintes por Matrícula (RCM), Eficiência Acadêmica de Concluintes (EAC) e Relação de Ingressos por Matrícula (RIM). Foram analisados 38 IF com dados de 2017. Os resultados principais evidenciam que seis unidades foram eficientes e que há forte relação entre os índices de entrada Titulação do Corpo Docente e Relação Aluno por Professor e o índice de saída Relação de Concluintes por Matrícula. Uma das restrições do estudo foi utilizar apenas dados gerados internamente, sendo que podem haver variáveis externas que afetem os resultados.


Palavras-chave


Análise por envoltória de dados; Indicadores de eficiência; Institutos Federais

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