DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Camila Pedro da Silva, Michele Campos Furlan

Resumo


O trabalho diz respeito a leitura e a escrita na sala de aula da alfabetização, como atender as necessidades dos alunos em relação ao desenvolvimento de suas habilidades e competências nos campos de leitura e da escrita, desenvolvendo no educando a capacidade de realizar trabalhos escritos, associação de ideias, clareza, coesão e coerência, fazer do aluno um indivíduo apto a decidir sobre suas escolhas, necessidades cotidianas e outros, envolver a escola em projetos que estimulem o gosto da leitura e escrita. Esta pesquisa tem como objetivo, analisar os desafios e as possibilidades do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita durante as series iniciais, fazer um breve levantamento sobre o assunto, entender a diferença entre alfabetização e letramento e relacionar as práticas pedagógicas de leitura e de escrita que colaborem para o letramento. Este trabalho foi baseado nos seguintes autores CAGLIARI (2007) (2002) e (1998), SOARES (2003), TEBEROSKI (1999), PEREZ (1992) MENDONÇA (2007) KLEIMAN (1995) (2001) e (2007), FREITAG (1998), VYGOTSKY (2000) e dentre outros. Foi realizado também pesquisas na internet, e teve-se como base o site do MEC, IBGE e os PCN’s. Tendo em vista que é uma ferramenta fundamental nas escolas, a leitura e a escrita é de suma importância para a formação dos alunos, pois, estes sairão das escolas aptos a desenvolver a criticidade, autonomia, e ampliando a capacidade de se interagir e se expressar melhor, assim tornando-se capaz de aprender com as diversidades e a pensar por si próprio.

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