A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE FÍSICA

Diego Nogueira da Costa, Daniele Saheb Pedroso

Resumo


Esse estudo objetivou analisar a visão dos professores de Física sobre a relação entre a Educação Ambiental e a sua disciplina, além da maneira com a qual essa visão foi construída. Alguns dos passos dados envolveram a identificação do perfil do professor de física, a compreensão da visão que o professor possui sobre a Educação Ambiental e a comparação das impressões averiguadas com a recomendação legal vigente. Para isso, o estudo conta com uma metodologia de abordagem qualitativa, utilizando um questionário para coleta de dados. Ao todo, 30 participantes responderam ao questionário e as respostas foram agrupadas, analisadas e discutidas à luz da perspectiva da Educação Ambiental na teoria da complexidade e da transdisciplinaridade. Os resultados indicam possíveis limitações na formação do professor quanto a esse assunto, mas também vários pensamentos alinhados ao referencial utilizado.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Física; Professor; Complexidade.

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