SAÚDE MENTAL NUMA PERSPECTIVA HUMANISTA: CONGRUÊNCIAS ENTRE JUNG E ROGERS

Albérico Cony Cavalcanti

Resumo


Compreendendo o significado do desenvolvimento humano e criando condições para o aprimoramento da própria identidade humana na sua totalidade (bio-psíquica-socialespiritual), este artigo, que se baseia, em parte, na monografia do autor, sendo uma releitura da mesma, foi desenvolvido com base na metodologia qualitativa, dentro de uma abordagem fenomenológica, do conhecimento interdisciplinar e estrutura-se em algumas disciplinas, principalmente a Física Moderna, a Psicologia Humanista e Analítica, a Antropologia e a Filosofia. Embora não sendo fácil avaliar, descrever completamente, o que refletem os pensadores alinhados com estas disciplinas convergentes, ousa-se destacar a importância da saúde mental, quando, conscientemente, desenvolve-se uma boa autoimagem, num “retrato” ou “perfil psicológico de si mesmo” que, então, adequadamente organiza-se e reorganiza-se constantemente, conservando em sua memória, o resultado feliz das interações vividas.  A espiritualidade é uma das singularidades no trabalho desses dois autores. Tanto no Tornar-se Pessoa, de Rogers, quanto no Memória, Sonhos e Reflexões, de Jung, é fato a reflexão, através da qual eles trabalham o desenvolvimento da religiosidade, pois na medida em que ocorre o encontro consigo mesmo, o ser humano sente a necessidade de se religar a uma Causa Criadora do Cosmos, num trabalho ético, estruturando seu “retrato” de forma adequada, “retocando-o” constantemente, quando necessário, ampliando, assim, cada vez mais, sua autoestima.

Texto completo:

PDF

Referências


AMATUZZI, M. M. Por uma psicologia humana. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.

BOAINAIN JR, E. Tornar-se Transpessoal: Transcendência e Espiritualidade na Obra de Carl Rogers. São Paulo: Summus, 1998.

CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação. 22ª Ed. São Paulo: Cultrix, 2001.

________. O Tao da Física. 10ª Ed. São Paulo: Cultrix, 1988.

CAVALCANTI, Albérico Cony. Ciência e espiritualidade: O que pensam professores de Física da UFMT sobre a relação ciência e espiritualidade. 2006. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso.

________. Alta-Floresta, 2015. Apostila do curso de pós-graduação em Psicopedagogia com ênfase infantil. Disciplina: Bases neurais da memória e aprendizagem; da Faculdade AJES – Associação Juinense de Ensino superior.

GROFF, Stanislav. BENNETT, Hal Z. A mente holotrópica. Novos conhecimentos sobre psicologia e pesquisa da consciência. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1994.

HARVEY, David. Condição o pós-moderna. 11. Ed. São Paulo: Loyola, 2002.

JAEGER, W. Paidéia: A Formação do Homem Grego. 2ª Ed. Martins Fontes, São Paulo. 1995.

JUNG, C. G. Memórias, Sonhos e Reflexões. 16ª Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1963.

PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas. Ed. Unesp, São Paulo, 1996.

ROGERS, Carl R. Tornar-se Pessoa. 5ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 8ª Ed. Porto, Afrontamento, 1996.

VASCONCELOS, E. M. Complexidade e pesquisa interdisciplinar. Epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis: Vozes, 2007.

VERGUEIRO, P. V. Jung, entrelinhas: reflexões sobre os fundamentos da teoria junguiana com base no estudo do tema individuação em cartas. PEPSIC: Periódicos Eletrônicos em Psicologia. Psicologia teoria e prática, v.10 n.1 São Paulo jun. 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1516-6872008000100010&script=sci_arttext, acessado em 16.11.2016.

WEIL, P. A Consciência Cósmica: Uma Introdução à Psicologia Transpessoal. (2 ed.) Petrópolis: Vozes, 1978.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.